terça-feira, 13 de setembro de 2011

CARICATURA - Italo Rossi


Italo Balbo Di Fratti Coppola Rossi (Botucatu, 19 de janeiro de 1931Rio de Janeiro, 2 de agosto de 2011) foi um ator brasileiro.[2]

Em 1959, formou a Cia. Teatro dos Sete, ao lado de Fernanda Montenegro, Sérgio Britto, Gianni Ratto, Luciana Petruccelli, Alfredo Souto de Almeida e Fernando Torres, e apresentou no Teatro Municipal do Rio de Janeiro a peça O Mambembe, de Artur Azevedo. A montagem é considerada pela crítica um marco no teatro brasileiro.

Com o Teatro dos Sete, Ítalo participou do Grande Teatro Tupi, também ao lado dos amigos Fernanda Montenegro, Sérgio Britto, Fernando Torres, Manoel Carlos, entre outros. O teleteatro apresentou um repertório de mais de 450 peças. Depois de seis anos no ar na TV Tupi, o Grande Teatro transferiu-se, para a TV Rio e depois, para a Rede Globo. Foi um programa formador de plateia, e referência na história da televisão e do teatro brasileiro.

Fez participações importantes em telenovelas como Escrava Isaura, Que Rei Sou Eu?, Araponga, Senhora do Destino e Belíssima. Também foi o Rei Minos no episódio "O Minotauro" do Sítio do Picapau Amarelo em 1978.

Seu último papel na TV foi no programa humorístico Toma Lá, Dá Cá (2008), da Rede Globo, em que interpretou a personagem Seu Ladir que popularizou o bordão "É mara!" ("É maravilhoso!"). Em janeiro de 2011 comemorou 60 anos de carreira.

Ítalo Rossi estava internado desde 31 de julho de 2011 no hospital Copa D'Or, no Rio de Janeiro. Morreu, aos 80 anos, por volta das 16h do dia 2 de agosto de 2011, devido a complicações respiratórias.[3]

Um comentário:

Milton Kennedy disse...

Putz, seu trabalho é excelente!
Só o esboço já é um show de arte.
Tô boquiaberto. Parabéns aí camarada!

Ah, vc é de Niterói não? Tenho um amigo e grande desenhista daí tbm. O Soter Bentes, conhece?

Cordial abraço, e muita paz!

=D